?

..::Escreva aqui o que você quer!::..

..::Quero saber sobre::..

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Como fazer efeito de luz e sombra




Hoje irei falar sobre a técnica de luz e sombra, muito utilizado no artesanato, ela ajuda a dar realismo ao trabalho, ressaltar detalhes e não deixa a pintura "chapada".


Para fazer esta técnica você vai precisar de um pincel chanfrado, importantísssimo para fazer luz e sombra, é bom que você tenha-os em diversos tamanhos, eu tenho o tamanho P, M e G, assim você consegue fazer em todos os detalhes, desde os detalhes bem pequenos até áreas grandes.


Tenha em sua mesa, um pote com água e papel toalha. Existem várias formas de fazer, algumas pessoas utilizam um pedaço de azulejo, e "trabalham" o pincel no azulejo, antes de fazer na peça, também pode ser feito assim, porém vou explicar como eu faço.

O pincel chanfrado e assim:




Perceba que ele tem uma ponta maior, quando você terminar o trabalho e tiver que fazer a luz ou a sombra, faça assim:

Molhe o pincel na água, encoste-o no papel toalha, e retire o excesso da água, mas não tire totalmente a água do pincel.

Com a ponta mais longa, você coloca na tinta, mas só a pontinha dele, não coloque tinta demais, somente a pontinha do pincel, daí se quiser fazer o vai e vem numa peça de azulejo, para só depois ir a peça, pode fazer, mas eu normalmente vou direto na peça, fazendo o movimento de vai e vem, encostando toda a lateral das cerdas na peça, até obter um degrade que me agrade.

Sempre repita esta operação, molhe o pincel na água, depois tire o excesso no papel toalha, molhe a pontinha do pincel na tinta, e aplique na peça com movimentos de vai e vem, encostando toda a cerda na peça.

Acontece que, como o pincel está com água, a parte mais larga do pincel mistura a tinta com água, e a parte mais fina que é a ponta do pincel aplica a tinta mais densa, então você consegue o degrade, fica o inicio com a tinta mais forte e vai descendo clareando.

Você pode fazer no tamanho que desejar e o que a peça pedir, um sombreamento mais largo ou mais fino.

Para fazer a luz, normalmente é feito com tinta branca ou tons de amarelo, e a sombra com tons mais escuros, porém pode ser feito com qualquer cor, depende do contexto da peça.

Somente com a prática e que irá conseguir um bom sombreamento, não é difícil de fazer, porém exige atenção e prática, pratique em um pedaço de madeira, até você ter a confiança necessária para fazer em uma peça final.

Agora você já sabe como fazer luz e sombra, matizar tintas, e o que é Tromp'oil. Então aguarde nossa próxima aula, postarei o PAP do porta ferro de passar, no mesmo estilo da mini máquina de lavar porta sabão em pó, mostrarei os passos com fotos e explicarei tudo desde o inicio ao fim.



Aguardem...

Quero mais Artesanato

E não esqueça de comentar e/ou divulgar o blog! Obrigado!

7 comentários:

  1. HOLA MARCOS,EU MORO EN ESPAHA,EU OLHEAR QUE VC ESCRIVIR,A PROFE ELAINE POR A SUA GRAVIDEZ,E A MIN CHAMAR LA ATENCIÓN,EU TB TEN UN BLOG DE MANUALIDADES, E TB FACER CUADROS CON A TECNICA
    TRIDIMENSIONAL,FACER CROCHE E MAIS COSAS, QUE
    A MIA FILHA FICAR EN MIO BLOG,EU NÂO ENTENDER
    MUITO BEN LEVAR EL ORDENADOR,POR ISSO FACER ELA
    SUO BLOG ES FASCINANTE,TEN COISAS MUITO CURIOSAS,VC A MIN DISCULPE EU NÂO ESCRIVIR BEN EL SUO IDIOMA.
    EL MIO BLOG SE CHAMA " LAS MANUALIDADES DE MARA",SI VC QUERER VISITAR,VC OLHEAR EN EL BLOG DELA PROFE ELAINE,EN LOS LINKS,E CLICAR
    "LAS MANUALIDADES DE AMPARO/MARA.
    PARABENSSSSSSSS POR SUO BLOG TAN MARAVILLOSO.
    MUITOS ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  2. Me plazco muy recibir una visita en blog de la mina de otros padres, y todavía dejar un mensaje para mí. Y uno realmente los honores, deudor para los elogios a mis trabajos, realmente hacen todo el co mucho afecto, porque adoro estas cosas. Gran que abrazo y deudor para su comentario.
    ¡Deculpe tendrá errores en su lengua!

    ResponderExcluir
  3. Sensacional o seu blog.Parabéns pela didática em expor seus conhecimentos.Além de outras coisas vc possui a sabedoria de dividir seus talentos.Abraços

    ResponderExcluir
  4. OLÁ,MARCOS!!
    SEU BLOG É CHEIO DE DICAS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS E VC ESTÁ DE PARABÉNS .SEUS TRABALHOS TAMBÉM SÃO LINDOS.OBRIGADA POR COMPARTILHAR SUA SABEDORIA.DEUS TE ABENÇOE SEMPRE.
    KEITY

    ResponderExcluir
  5. Por favor se puder encaminhar passo a passo como fazer o sombreamento na maquina ( tanquinho ) agradeço, pois estou com uma caixinha para pintar e não sei como começar,

    Obrigada
    Sandra

    ( e-mail ) desandery1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. OI MARCOS COMO ESTOU FELIZ POR TER ENTRADO EM SEU BLOG,ESTOU COMEÇANDO AGORA, E VC DA UM SUPORTE PARA O INICIANTE QUE NOS DEIXA COM MUITO MAIS VONTADE DE SEGUIR EM FRENTE. PARABÉNS! VC É DESSAS PESSOAS QUE ACREDITA QUE É DIVIDINDO QUE SE SOMA. GRANDE ABRAÇO.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!

..::Postagens populares::..