?

..::Escreva aqui o que você quer!::..

..::Quero saber sobre::..

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Decoupage simples perfeita!




Neste post darei dicas de como fazer uma decoupage perfeita!



  1. Utilize os produtos certos, exemplo, utilize a cola específica para decoupage;
  2. Após pintar a peça, sempre deixe o lugar onde irá fazer a decoupage com guardanapo, com tinta branca, o fundo branco realça o desenho do guardanapo, e o acabamento fica muito melhor, fazer a decoupage em fundos de outra cor, vai fazer com que o guardanapo nem apareça, e sua peça não terá vida!
  3. Aplicar uma farta camada de cola, alisando com o pincel até que a tinta tenha absorvido a cola, você sentirá isso no pincel, a tinta tem porosidade e isso faz com que ela absorva sua cola, se você fizer a colagem neste momento, o guardanapo não irá colar bem, e isso fará bolhas e rugas. Depois de absorvida aplique mais uma camada de cola, e alise bem com o pincel para que não fique excessos. Excessos também criam bolhas e rugas no guardanapo;
  4. Depois de tirar as duas folhas brancas do guardanapo (isso é importante, todo e qualquer guardanapo tem duas olhas brancas, por isso sempre tire as duas), se você for colar um guardanapo grande, utilize um rolinho de espuma, encoste o guardanapo na cola, centralizando, e passando o rolinho com cuidado, do centro para as laterais, o rolinho ajuda a não deixar bolhas de ar.
  5. Após todo o guardanapo colado, aplique com um pincel bem macio, outra camada de cola por cima, do centro para as laterais, com delicadeza, pois o guardanapo e muito fino e rasga com facilidade, e se ele rasgar, não adianta concertar, e melhor fazer tudo de novo, para prezar pela qualidade da peça, não é bonito uma decoupage com falhas, e pode acreditar, qualquer pessoa irá perceber o defeito.
  6. Esta última camada de cola irá impermeabilizar o guardanapo e ajudar na fixação na peça.
  7. Lembre-se: Não esqueça dos cantos do guardanapo, tenha certeza que toda a área está com cola, se não, as pontas irão soltar, estragando seu trabalho, caso isso aconteça, você pode, com cuidado, levantar a ponta, passar um pouco de cola e encostá-la na cola novamente, aplicando outra camada por cima.
  8. Se sobrar guardanapo na peça, tire este excesso com uma lixa, assim o acabamento fica bem melhor, nunca recorte o guardanapo no tamanho da peça para a decoupage, a não ser se você for fazer decoupage no fundo de uma bandeja, por exemplo.
  9. Seguindo estas dicas, sua decoupgae não ficará com rugas e nem com falhas. Tudo também é uma questão de prática, se você for fazer decoupage pela primeira vez, não desanime se não ficar bom, é assim mesmo, com a prática e que chegamos a quase "Perfeição". rs.


Bom trabalho!


Veja este cachepô pra banheiro, foi feita a decoupage simples do guardanapo inteiro, e as sobras foram retiradas com lixa, veja o acabamento como ficou, bonito né? Sem nenhuma ruga ou bolha. Utilizei nas laterais para o relevo, volume cetim na cor branca, e tinta acrílica Azul Danúbio para ajudar na harmonização da peça. Porque sempre falo que, as peças devem ter harmonia de cores e materiais para que fique com um bom efeito visual. Lembre-se sempre disto.


Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, sugestões e elogios, deixe seu comentário, ou mande um e-mail, que está no menu esquerdo do blog.

Quero mais Artesanato
E não esqueça de comentar e/ou divulgar o blog! Obrigado!

5 comentários:

  1. Muito boa sua dica me ajudou muito,estou começando a fazer decoupagem agora e pode acreditar estraguei varios guardanapos.RS

    ResponderExcluir
  2. Olá denise....

    Estragar guardanapos no começo e assim mesmo, com a prática voce vai fazer bem fácil.

    Que bom ter te ajudado...

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Oi adorei suas dicas sao otimas,eu estou fazendo cxs,porque faço parte do Projeto Escola da Familia,e comecei agora...ta complicado suas dicas foram uteis

    ResponderExcluir
  4. Olá Kely,

    Que bom que gostou das dicas.

    Boa sorte no seus trabalhos, qualquer dúvida, e só falar.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!

..::Postagens populares::..