?

..::Escreva aqui o que você quer!::..

..::Quero saber sobre::..

quinta-feira, 16 de abril de 2009

O que é e como matizar as tintas

Hoje falarei sobre a matização de tintas, o que é, para que serve e como se faz.
Existe um produto chamado Base Matiz, não sei se existem outros nomes, porque o que eu utilizo é fabricado pela daiara, e é este o nome usado no produto, mas conforme a definição que irei postando, você poderá utilizar o produto similar, ou seja que cause o mesmo efeito.
A Base Matiz é para pátinas e efeitos especiais, é feito a base de resinas acrílicas, aditivos e solventes, a base de água. Ela é ideal para pintar pátinas, misturando-a com tintas acrílicas ou PVA, obtendo variados efeitos.
A Base Matiz deixa a tinta com transparência, o que facilita a obtenção dos efeitos variados, por exemplo, para fazer a pátina linho, imitação do tecido organza, imitação de táboas de madeira e uma infinidade de efeitos.
Para utilizar a Base Matiz não existe uma proporção específica, tudo vai depender do efeito e da profundidade da transparência que você quer, se você utilizar uma quantidade maior de Base, você terá maior transparência, se usar uma quantidade menor, terá menor transparência.
Normalmente é utilizado a proporção de 4x1, ou seja, 4 medidas de Base Matiz para 1 de tinta, com essa receita você terá uma transparência considerável, mas como expliquei, tudo vai depender do que você quer. Depois de adicionado a base e a tinta em um recipiente separado, deve-se misturar bem os dois produtos para que fiquem bem incorporados, depois e só aplicar na peça, pode ser utilizado pincéis, esponjas ou espátulas, em peças de madeira, cerâmica decorativa e ouros materiais.
Um exemplo, a imitação de madeira, como na mini máquina de lavar porta sabão em pó, eu apliquei uma camada de tinta Branca na peça de MDF, depois misturei a tinta PVA caramelo claro com base matiz, na proporção de 3x1 (3 de base para 1 de tinta) misturei bem e com um pincel de cerdas duras (para dar o efeito de riscado, já que as cerdas duras deixam as marca na tinta, acentuando o efeito da madeira) e apliquei em cima da tinta branca, comece no início da peça e com o pincel ate o final, evitar emendas, porque se a tinta estiver quase seca, e você passar o pincel por cima, como a tinta está com transparência, vai aparecer o fundo com emenda, e não fica bonito, depois de seco, marquei com uma régua e lápis as táboas, e já desenhei círculos bem pequenos para os pregos e círculos maiores em dois tamanhos para as bolhas de sabão, depois com o pincel chanfrado fiz os efeitos de sombra com a tinta caramelo claro definindo as táboas. No próximo post falarei sobre os efeitos de luz e sombra.
Por que como já falei, para a técnica do Tromp'oil, é necessário que saiba como fazer efeito de luz e sombra, e na maioria dos efeitos, matizar a tinta. Então, já falei sobre a técnica do Tromp'oil, agora falei sobre a Matização, agora falta saber sobre luz e sombra, assim você terá o básico, para iniciar esta técnica que imita a realidade. Aguarde.
Também postarei o passo a passo bem direitinho do porta sabão em pó, aqui neste post eu falei por cima, para exemplificar o efeito da madeira, portanto, para fazer a peça você deverá saber sobre as técnicas que estou explicando, lembre-se: Matizar, Luz e sombra e, o que é Trom'oil.
Até a próxima...

Quero mais Artesanato
E não esqueça de comentar e/ou divulgar o blog! Obrigado!

Um comentário:

  1. Amei seu blog, posso seguilo? tbm gosto de trabalhos manuais, faço um pouco de cada coisa, amo reciclar.http:// artesetrapo.blogspot.com
    abraços.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!

..::Postagens populares::..