..::Escreva aqui o que você quer!::..

..::Quero saber sobre::..

terça-feira, 7 de abril de 2009

Tintas Acrílicas





Hoje, como prometido, irei falar das tintas acrílicas, sua composição, aplicação, aparência e etc.





COMPOSIÇÃO: tinta a base de resina acrílica, cargas e aditivos.

APARÊNCIA: textura fina, macia, acabamento acetinado, cintilante e metálico.

APLICAÇÃO: madeira, MDF, gesso e cerâmica.

SECAGEM: rápida.

EMBALAGEM: frascos de 60 ml, potes de 170 ml

CORES: 90 tons, que se dividem em 61 acetinadas, 24 cintilantes e 5 metálicas.

Com este post, você já sabe as características de como usar os 2 tipos de tinta mais usadas no artesanato, porque já postei informações sobre a PVA no Blog. Estou falando das tintas da Daiara, porque são as que utilizo nos meus trabalhos.

Para ajudar você a aproveitar o máximo desta tinta em suas peças, confira as dicas abaixo:

  • A tinta acrílica tem excelente cobertura, assim facilita muito a pintura, economizando tempo e material, porque serão necessárias poucas camadas.

  • Tem alta viscosidade, ou seja, apresenta-se com aparência espessa e compacta, ao ser aplicada em uma superfície, tem um toque macio e desliza fácil no pincel.

  • As acrílicas acetinadas da Daiara apresentam tons pastel que fazem composição de cores, por exemplo: a Rosa Soft com Goiaba, Azul Soft com Azul Francês, Maçã Verde com Hortelã, e etc.

  • A acrílica acetinada Branco pode ser usada como fundo nas peças de MDF, para decoupage de guardanapos, como base para pátinas e pintura de tons claros, intensificando-os

  • É importante aplicar um selador (já informado no blog sobre o selador Aquabase madeira) na peça de madeira ou MDF, lixar (se houver a necessidade) e depois pintar com as tintas acrílicas . Por ser compacta e lisa, não necessita ser lixada, se o fizer, sua superfície ficará riscada, danificando e tirando seu brilho.

  • As tintas metálicas, são super pigmentadas e verdadeiramente metalizadas, não precisa aplicar nenhum tipo de verniz para o acabamento e rendem bastante, facilidade em aplicar com pincel ou espátulas.

  • As Cintilantes tem uma linda gama de cores, possui brilho perolizado e podem ser aplicadas direto sobre um fundo branco em peças de MDF, gesso ou cerâmica.

  • Nas pinturas em isopor, as acrílicas fazem a diferença pela cobertura, resistência e secagem rápida, facilitando o trabalho.

  • Para pintar peças de gesso ou cerâmica, é ideal que lixe antes a superfície, deixando -as lisas e limpas, pode-se aplicar as tintas direto na peça, sem impermeabilizar, pois a absorção é melhor

  • O verniz apropriado para as tintas acrílicas é o verniz acrílico Daiara, se possível deixe a tinta secar um dia, porque assim acontece a cura da resina, permitindo um melhor aproveitamento do verniz

  • As tintas acrílicas cintilantes podem ser diluídas em água, para pátina aquarelada, também, podem ser misturadas com base matiz para efeito de transparência. São muito usadas na pintura country Americana pelo seu diferencial de cores.

  • Podem ser usadas na pintura decorativa de peças em metal ( que receberam o fundo do aquaprimer, também abordado no blog) fazendo patinas, degrades, decoupage e outras técnicas.

Fonte: Revista Pinte e decore by Iára Capraro

Com mais esta dica, agora você sabe como trabalhar com as tintas PVA e Acrílica, seus trabalhos terão um acabamento muito melhor, e as tintas também terão um melhor rendimento quando se sabe usa-las.

Quero mais Artesanato

E não esqueça de comentar e/ou divulgar o blog! Obrigado!


3 comentários:

  1. adorei este blog , era tudo q. estou eu estava precisando, gosto muito de pintar, não tenho formação nehuma, apenas procuro na intertene e tento fazer. um bj soni

    ResponderExcluir
  2. Te agradeço muito por compartilhar conhecimento. Gostei muito do Blog... sugeriria apenas que se adicionasse aqueles botões simpáticos de Facebook, Twitter etc. pra divulgação. E eventualmente um sistema de estrelinhas, pra que eu pudesse dar aí logo cinco para o que eu já li.
    Obrigadão, ;-)
    JC

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelas dicas sobre tinta acrílica. Estava em dúvida se servia para pintar MDF. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!

..::Postagens populares::..